Notícias

Vitamina B12 está relacionada ao surgimento da acne

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Em algumas pessoas, o excesso de vitamina B12 causa um desequilíbrio no metabolismo das bactérias da pele causadoras da acne, dando início à inflamação
Em algumas pessoas, o excesso de vitamina B12 causa um desequilíbrio no metabolismo das bactérias da pele causadoras da acne, dando início à inflamação

 

A vitamina B12, encontrada principalmente na carne de bovina, nos laticínios e alguns peixes, é conhecida por desempenhar papéis importantes no funcionamento normal do sistema nervoso e das células sanguíneas, sendo usada para melhorar a memória e combater à anemia. Entretanto, em excesso, ela pode estar ligada à erupção de acne na pele.

Em um novo estudo publicado recentemente na revista Science Translational Medicine, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram como a vitamina afeta a aparição da acne. De acordo com os achados, a vitamina B12 altera o metabolismo das bactérias da pelePropionibacterium acnes, responsáveis pela acne.

Algumas pessoas com altos níveis de vitamina B12 fazem com que esta a bactéria reduza a sua própria produção de B12, causando um desequilíbrio no organismo. Com isso, ocorre uma elevação dos níveis de porfirina, um composto conhecido por conduzir a resposta inflamatória da pele associada à acne.

Apesar da descoberta, os pesquisadores enfatizam que o efeito não é o mesmo para todos. Ou seja, algumas pessoas são mais vulneráveis do que outras ao desenvolvimento de acne devido à vitamina. Por isso, ainda é cedo para eliminar alimentos como carne, peixe e queijo da dieta. “Nossos resultados sugerem um novo caminho baseado na patogênese bacteriana da acne e fornecem uma explicação molecular para uma observação clínica de longa data. Estudos futuros têm potencial de levar ao desenvolvimento de novas terapias para tratar o problema”, escreveram os autores no artigo.

 

Fonte: Veja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.