Destaque

Tatuagens podem alterar a transpiração e os níveis de sódio do corpo, diz estudo

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Encarada como um grande tabu em décadas passadas, a tatuagem já não é mais acompanhada pelo estereótipo marginal de outrora. Há quem diga que não leva muito tempo para que o diferente seja aquele com a pele intacta, não o contrário.

Dadosdo Sebrae comprovam a popularidade altíssima da tatuagem no Brasil: entre 2009e 2012, o ramo das agulhas e dos piercings cresceu 413%.

Emboraa procura por tatuagens seja comum e os pigmentos na pele cada vez mais aceitos, gravar um desenho no corpo pode ter consequências negativas.

A tinta altera o sistema de resfriamento natural do corpo, fazendo com que o indivíduotranspire menos e perca mais sódio, elemento essencial para as trocas celulares. A transpiração, vale lembrar, serve para equilibrar o corpo com omeio externo e ajuda a eliminar substâncias tóxicas.

Um estudo do departamento de fisiologia do Alma College, em Michigan, nos Estados Unidos, investigou qual era a interferência das agulhas no funcionamento das glândulas sudoríparas (de 3 a 5 milímetros abaixo da camada superficial da pele).

Dez voluntários saudáveis, com média de idade de 21 anos e tatuagens nos braços,ombros ou costas, de pelo menos 5,2 centímetros quadrados, se submeteram a testes para avaliar se existiam alterações no nível de suor. A única condição era que,no canto oposto, a pele não tivesse nenhuma tatuagem (o braço direito tatuado;o esquerdo, não, por exemplo).

Nas áreas tatuadas, 0,18 miligramas de suor por centímetros quadrados foram produzidos por minuto, enquanto 0,35 miligramas foram registrados na pele sem tinta.

A concentração de sódio também foi preocupante: nove, entre os dez participantes, tiveram teor de sódio maior na transpiração das áreas tatuadas do que nas limpas.