Saúde Saúde Bucal

Seus dentes precisam mais do que escovação.

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Muitas doenças podem interferir na beleza do seu sorriso. A boca é a porta de entrada para inúmeras bactérias e não pode ser tratada de forma isolada. É importante que ao cuidar de um paciente o dentista leve em consideração todo seu histórico médico, uma vez que corpo humano funciona de forma interligada: assim como as doenças bucais podem afetar outros órgãos, disfunções que se manifestam em diferentes áreas do organismo também podem trazer consequências negativas para a saúde bucal.

Doença-boca

PESSOAS COM DOENÇAS SISTÊMICAS DEVEM RECEBER CUIDADOS MULTIDISCIPLINARES
Pacientes com comprometido sistêmico precisam de um atendimento abrangente e multidisciplinar, com profissionais de diferentes áreas, como cirurgião dentista. Muitas são as enfermidades que podem afetar seriamente a saúde bucal: Diabetes, Lúpus Eritematoso e até doenças hematológicas, como leucemia, são algumas delas.

diabetes-itaberaba

DIABETES PODE AUMENTAR CHANCES DE DOENÇAS BUCAIS
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem no Brasil mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. Além da probabilidade de desenvolver doença renal e outras complicações para o organismo, o diabetes pode levar a um aumento das chances do paciente ter algumas alterações ou doenças como a gengivite, periodontite e candidíase bucal.

anemia-tratamento

ANEMIA TAMBÉM SE MANIFESTA NA BOCA
A anemia é uma deficiência que afeta a produção de hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Segundo Denise, a anemia pode ter várias causas, e os sintomas não são característicos apenas dessa doença ou condição. No ambiente bucal, os indícios mais comuns são feridas recorrentes e que demoram a cicatrizar (queilite angular) nos cantos da boca, ardência e aumento da ocorrência de infecções.

candidiase-oral-hiv

HIV FAVORECE O APARECIMENTO DE INFECÇÕES
Os portadores do vírus HIV, de acordo com o estágio de imunossupressão (redução da eficiência do sistema imunológico), podem apresentar facilidade para desenvolverinfecções causadas por fungos, como a candidíase oral e herpes bucal. Essa condição predispõe a ocorrência de outras doenças concomitantes que podem ser graves, como o Sarcoma de Kaposi.

RESPIRAR PELO NARIZ OU BOCA QUAL É A MANEIRA CORRETA_

RESPIRAR APENAS PELA BOCA PODE TRAZER COMPLICAÇÕES
Doenças respiratórias podem causar danos para a saúde bucal, uma vez que com as vias nasais obstruídas, o paciente passa a respirar pela boca, o que resseca a cavidade oral. “Respirar pela boca traz consequências para o desenvolvimento da mordida (oclusão) e diminuição do fluxo salivar, o que também pode levar a um aumento da ocorrência de cárie”

dentista-itaberaba-tratamento-bucal

NA DÚVIDA, BUSQUE UM PROFISSIONAL
O tratamento para cada problema vai depender do estado bucal e da condição do paciente, por isso, é importante uma equipe multidisciplinar para o pleno cuidado das pessoas com disfunções sistêmicas. Achou que tem algo de estranho na sua boca? Não se desespere e procure um dentista. Os sintomas de muitas doenças, algumas graves e outras nem tanto, podem ser semelhantes e só um profissional de saúde pode fazer essa diferenciação.

Fonte: Dr. Gardel Costa
www.odontologica.med.br