Itaberaba

São João: tudo pronto para o Arraiá da Ita 2017

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

O clima junino parece emanar da Praça Josenildo Miguel de Brito (Praça do Coqueiro) e, aos poucos, vai tomando conta da cidade de todos, que já respira e suspira o sonho de uma Noite de São João.

O cenário do Arraiá da Ita 2017 chama a atenção pelo realismo fantástico dos símbolos da cultura nordestina, representados em dimensões espetaculares, e pela construção que recria a ambiência de uma localidade tipicamente rural.

Tudo foi pensado para proporcionar ao visitante uma experiência fantástica, única e surpreendente. Todos os detalhes do circuito da festa brincam com a imaginação e o sonho daqueles que entram em contato com o espaço cenográfico.

 

São João de Ipueiras

A ideia aqui foi homenagear, de fato, uma localidade muito querida e famosa da Zona Rural de Itaberaba: o Povoado de Ipueira, distante XX km da sede do município, berço do já tradicional Circuito Pé de Serra que, esse ano, homenageará Dona Valdelice Santana, 92, considerada a professora mais antiga da cidade e uma das precursoras do famoso São João de Ipueira.

As tradicionais barracas de venda de comidas e bebidas, padronizadas no estilo rústico, foram feitas com estrutura de eucalipto e cobertura de palha e dão um tom nostálgico à festa que em todos os cantos busca relembrar um passado de sonho e de fantasia. Itaberaba, hoje com mais de 70.000 habitantes, por quatro dias, voltará no tempo para reviver o sonho de uma noite de São João no Interior da Bahia.

 

Símbolos da Cultura Nordestina

Em tamanho ampliado, destacam-se alguns símbolos típicos da cultura nordestina, ligados ao festejos juninos, a exemplo: da sanfona, da espiga de milho, do candeeiro e da garrafa de licor, a bebida mais famosa da festa.

A fogueira, símbolo máximo do São João no interior Bahia, ganhou uma saída criativa com a simulação do fogo incandescente que aquece os festejos por todo país.

Uma mini vila cenográfica também foi montada para dar vida a um espaço especialmente criado para a venda de bebidas e comidas típicas do São João, como: licor, quentão, bolo e amendoim.

Toda a área da festa está coberta com bandeirolas coloridas, o que dá ao espaço um ar de “barracão ao ar livre” capaz de abraçar e, ao mesmo tempo, confortar a todos os que participarão da festa.

Quem olha para o céu, de dentro do circuito do Arraiá da Ita 2017, verá, com certeza, muitos balões coloridos, que também fazem parte da ornamentação da festa, em tamanhos variados, que dão ao cenários um tom pitoresco e de fantasia.

Destacam-se, ainda, neste cenário fantástico, duas casas. Uma, com decoração simples, representa, com bastante criatividade, uma típica casa de nossa zona rural; a outra, de taipa e mais rústica, recria o clima rural das localidades mais longínquas de nossa região.

Durante o Arraiá da Ita 2017, uma será a Prefeitura e a outra o Câmara de Vereadores de Itaberaba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.