O judô é o esporte individual que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil. São 19 ao total, sendo três ouros, três pratas e treze bronzes. Essa vitoriosa história começou em 1972 quando o japonês naturalizado brasileiro Chiaki Ishii conquistou o bronze nos Jogos de Munique na categoria meio pesado.
No livro “Mind Over Muscle“, escrito pelo mestre Jigoro Kano, fundador do Judo, ele diz: “Tendo em vista que o judo se desenvolveu com base nas artes marciais do passado, os praticantes de judo deveriam transmitir às futuras gerações tudo o que os praticantes das antigas artes marciais valorizavam. O espírito Samurai, por exemplo, deveria ser celebrado mesmo na sociedade atual. Os antigos Samurais valorizavam a honra e a integridade, mas hoje parece que tais conceitos foram deixados para trás, à medida que as pessoas se tornam excessivamente egocêntricas. Em momentos difíceis, a capacidade de superar dificuldades, suportar, ter paciência, preservar a honra e manter um espírito de integridade são de grande valor, acima de tudo. Eu gostaria que as pessoas que praticam o Judo honrassem esse espírito Samurai.”
Com esse espirito olímpico, hoje a CBJ anunciou os nomes dos 14 atletas que terão pela frente o desafio de dar continuidade a a história vitoriosa do Judô olímpico brasileiro. Os nomes dos judocas que formarão a equipe brasileira na Olimpíada, são:
Imagens cedidas pela Confederação Brasileira de Judô