Notícias

Saiba como observar uma das melhores chuvas de meteoros do ano

Uma das melhores chuvas de meteoros do ano vai iluminar o céu na madrugada desta sexta-feira. O auge do fenômeno Perseidas acontece por volta das 5h, pouco antes do nascer do Sol, e promete uma frequência de até 20 meteoros por hora no Brasil. O evento poderá ser visto em todos os estados do país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Aqui você encontra mais notícias de Itaberaba

“Os meteoros poderão ser vistos a olho nu, a partir das 3h30 até o amanhecer. Será necessário olhar na direção Norte do céu e ser persistente para enxergar as ‘estrelas cadentes’”, explica o astrônomo Daniel Mello, do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

Rastros de cometas

Chuvas de meteoros são causadas por vestígios de cometas que, ao atingirem a atmosfera terrestre, entram em combustão. Assim, é possível acompanhar por alguns instantes a trajetória iluminada desses fragmentos que parecem despencar do céu – por isso, são conhecidos como “estrelas cadentes”.

O fenômeno Perseidas acontece quando a Terra passa, periodicamente, pelos estilhaços rochosos deixados pelo cometa 109P/Swift-Tuttle, descoberto em 1862 por Lewis Swift e Horace Parnell Tuttle.

O local de onde os meteoros parecem se originar, chamado radiante, é a constelação de Perseu, de onde vem o nome da chuva de meteoros. Ela fica na parte Norte do céu – por isso é preciso olhar para essa direção para identificar os meteoros. Também por essa razão o fenômeno costuma ser melhor para os moradores do Hemisfério Norte, que poderão acompanhar até 100 meteoros por hora. Nos países abaixo da linha do Equador, a frequência de meteoros é menor, pois o radiante não fica em uma posição alta no céu, o que prejudica a visualização dos rastros brilhantes.

Este ano, a Lua em sua fase crescente não deve atrapalhar a visualização do evento, que precisa de céu bem escuro e limpo para se observado. Para acompanhar os meteoros é preciso paciência, pois eles aparecem inesperadamente e é comum que haja longos períodos sem atividade.

“O ideal é procurar um lugar de céu mais escuro possível, afastado das luzes da cidade e programar de uma a duas horas de vigília, para que os olhos se acostumem com a escuridão. Nada de olhar para o celular a cada 5 minutos!”, orienta Gustavo Rojas astrônomo e físico da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Previsão do tempo

A falta de nuvens no céu também deve ajudar a observação do fenômeno. A previsão é de tempo firme e seco na região Sudeste, Sul e Centro-Oeste, com tempo frio e algum nevoeiro pela manhã; enquanto na região Nordeste está previsto tempo firme, com nebulosidade no Sul da Bahia e no Maranhão. A região Norte tem tempo firme e seco.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.