Rio supera previsão e recebe 1,17 milhão de turistas na Olimpíada

Rio supera previsão e recebe 1,17 milhão de turistas na Olimpíada

O Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de turistas em agosto durante a realização da Olimpíada Rio 2016, de acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Especial de Turismo/Riotur. Desse total, 410.000 eram estrangeiros. A projeção dos órgãos oficiais era de 1 milhão de visitantes, sendo 350.000 estrangeiros.

A maioria dos visitantes do exterior –  que gastaram, em média, 424,62 reais por dia na cidade – veio dos Estados Unidos (17%), Argentina (12%) e Alemanha (7%). Em relação ao turismo doméstico, foram 760.000 visitantes brasileiros, com gasto médio diário de 310,42 reais por pessoa. A maioria veio de São Paulo (43%), Rio Grande do Sul (9%) e Minas Gerais (7%).

dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro, a hotelaria carioca teve ocupação média de 94%. Segundo números do SindRio, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes da cidade, a Olimpíada também alavancou o movimento dos estabelecimentos.

O aumento, na Zona Sul, foi de cerca de 70%. Na Barra, onde foi realizada boa parte das competições, o número de clientes subiu mais de 30%. Na Zona Norte, o aumento também foi de 30%, com destaque para a Tijuca, que ultrapassou 45%. No Centro, área do Boulevard Olímpico, o movimento de clientes disparou para mais de 30%. Já em outros pontos da Zona Oeste o aumento registrado foi de cerca de 20%.

Pontos turísticos tradicionais também comemoram o acréscimo de 30% na movimentação do mês, se comparado a agosto do ano passado – a média foi registrada tanto no Cristo Redentor quanto no Pão de Açúcar.

Os Jogos em números

De acordo com o estudo, do dia 3 de agosto, início do revezamento da tocha olímpica na cidade do Rio de Janeiro, até o encerramento dos Jogos, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) contabilizou 2.000 toneladas de resíduos removidos das principais instalações e dos live sites do Boulevard Olímpico.

Durante os Jogos, 3.711 pessoas foram autuadas por jogar lixo no chão, sendo 694 turistas estrangeiros.  De acordo com o mapa de multas aos turistas estrangeiros, a América do Sul representa 38% dos multados; a Europa 32%; os Estados Unidos e o Canadá 12% cada; e outros países somam 21%.

Os visitantes de outros Estados do Brasil que mais foram multados são os paulistas, seguido dos mineiros e dos brasilienses. Os fiscais ainda puniram quem urinou em vias públicas, totalizando 1.067 de pessoas multadas (sendo 96 mulheres e 164 estrangeiros). Todos foram multados em 510 reais pelas equipes do Lixo Zero.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, 8.681 atendimentos nas mais de 70 unidades de saúde onde brasileiros e estrangeiros buscaram assistência médica. Do total de atendimentos, 2.133 foram para turistas estrangeiros, sendo 141 dos Estados Unidos, 118 da Argentina e 69 da Inglaterra. As principais causas de atendimento foram cefaleia (dor de cabeça), hipertensão arterial e casos de pacientes com sintomas de resfriado e mal-estar.

Em pesquisa de satisfação nas unidades durante os atendimentos, 97,46% dos pacientes consideraram ótimo ou bom, 96,3% tiveram seu problema resolvido, e em 92,36% dos casos os pacientes acharam o tempo de espera ótimo ou bom.

Durante a realização dos Jogos, o MetrôRio bateu o seu recorde histórico de passageiros. No dia 17 de agosto, foram 1,121 milhão de passageiros transportados. Entre os dias 5 e 21 de agosto, o MetrôRio transportou 13,9 milhões de passageiros nas suas três linhas.

namorados-escova-de-dentes-itaberaba

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.