Itaberaba

Ricardo Mascarenhas comemora conquistas durante visita de Rui Costa

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

O prefeito do município de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), mostrou força política e administrativa como anfitrião da comitiva do governador Rui Costa, que visitou a cidade na última sexta-feira (10). O jovem gestor reuniu o povo e muitas comitivas de lideranças políticas da região para receber o governador. Entre os prefeitos presentes merecem destaque Joyuson Vieira (Utinga), Valdes Brito (Itaetê), Ivan Cláudio (Ibiquera), João Lúcio (Andaraí), Elter Bastos (Wagner) e Marcos Mota (Lajedinho).

Outras autoridades, além de vereadores e deputados estaduais e federais, também estiveram presentes, dentre elas o senador Otto Alencar, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, e os secretários estaduais da Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, da Saúde, Fábio Villas-Boas, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós de Itaberaba. Primeiro, porque estamos recebendo o chefe do poder executivo estadual, que é o Governador Rui Costa. Segundo, porque ele vai anunciar obras e ações importantes que vão beneficiar nossa cidade e toda região. Itaberaba é o município polo do Território para onde converge toda a população regional. Por isso, temos que estar preparados para atender a demanda, principalmente nas áreas de saúde e educação”, enfatizou Ricardo Mascarenhas.

fto34

Populares participam de ato com o governador da Bahia no município de Itaberaba | FOTO: Jornal da Chapada |

Na ocasião, além de inaugurar obras em Itaberaba, como o módulo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) com nova viatura, requalificação das sedes da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT/Rondesp) e do Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina (CPR), Rui ainda anunciou uma série de outros benefícios que contemplaram muitos municípios dos Territórios de Identidade Piemonte do Paraguaçu e Chapada Diamantina. Foram entregues quatro ambulâncias, quatro tratores com implementos, quatro veículos para a Adab e 663 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O governador também autorizou a construção de 311 cisternas, um investimento de cerca de R$ 800 mil.

Especificamente para Itaberaba, o prefeito Ricardo comemorou a promessa que o governador Rui Costa fez em palanque de ajudá-lo na recuperação do Hospital Regional de Itaberaba (HRI), unidade mantida pela Santa Casa de Misericórdia, cuja estrutura vem sendo subutilizada devido ao impasse entre os governantes e a irmandade. “Se você desapropriar o HRI, eu reformo e equipo”, palavras do governador. Vale ressaltar que, além da promessa de recuperação do HRI, o governador ainda prometeu transformar o Hospital Geral de Itaberaba em uma maternidade de referência regional.

Obras e projetos sociais
Durante a visita do governador, Ricardo aproveitou para inaugurar a Praça da Urbis, obra que atende um anseio da comunidade. “A nova praça dispõe de área de convivência, equipada com bancos de madeira e alambrado cromado, pistas de cooper, academia ao ar livre, projeto paisagístico e quadra de areia. Além disso, renovamos toda iluminação, calçamos o entorno e recuperamos a quadra poliesportiva já existente. É bom informar que toda obra foi construída com recursos próprios do município”, explicou o Secretário Municipal de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Evandro Novaes.

foto567

O governador também autorizou a construção de 311 cisternas, um investimento de cerca de R$ 800 mil | FOTO: Jornal da Chapada |

A festividade foi marcada ainda pelo lançamento de dois importantes projetos sociais, o Expresso Saúde e o Prefeitura Bairros, promessas de campanha de Ricardo Mascarenhas. Importante mencionar que o Expresso Saúde é um resgate do projeto implantado na gestão do já falecido Jadiel Mascarenhas, pai do prefeito, e visa aproximar os serviços de saúde para as comunidades rurais mais distantes da sede do município.

Trata-se de um ônibus equipado como uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBS), que oferece serviços de atenção básica de saúde aos usuários, além de exames como eletrocardiograma e ultrassonografia. O projeto envolve também a realização de ações sociais, como a feira da cidadania. Já o Prefeitura Bairros pretende aproximar a população dos serviços prestados pela administração. A princípio, o projeto vai funcionar no final de cada mês ou de acordo com a demanda.

Em entrevista no local ao Jornal da Chapada, Mascarenhas ressaltou conquistas recentes da administração, tais como a aquisição de um tomógrafo, o Samu 192, ambulância nova, asfaltos e calçamentos em ruas da cidade, recuperação de estrada vicinal e ótimos resultados no tratamento das gestantes, com 1600 partos em 10 meses de administração. “Nós merecemos tudo isso, afinal, é o resultado de nossas viagens em busca de melhorias para nosso povo e para a região”, concluiu Ricardo.