Em nota, a primeira rádio de Itaberaba informa que passará a operar na na frequência FM 99,7 MHz, como parte do programa de migração de emissoras AM para a frequência FM.
Para ouvir a Rádio Bahiana no Itaberaba.Net, clique aqui!
Para ouvir as todas rádios de Itaberaba, clique aqui!
Segue a nota divulgada pela emissora:
A Rádio Bahiana de Itaberaba tem a satisfação de anunciar aos ouvintes e à população de Itaberaba e região que será uma das primeiras rádios do Brasil que passará a operar na faixa de FM, ocupando o canal 259, correspondente à frequência 99,7 MHz no dial.
No último dia 10 de maio de 2016, em cerimônia realizada na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília, foi assinado o termo aditivo ao contrato de concessão da Rádio Bahiana de Itaberaba, objetivando a adaptação da outorga para a execução do serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM). Além da nossa emissora, outras 52 rádios, de diversas regiões do país, assinaram também o termo aditivo do contrato.
Com esse ato, caminha-se para o final do processo de migração, viabilizado através do Decreto nº 8.139, de 7 de novembro de 2013. Em breve, com as adaptações técnicas que serão implementadas, a Rádio Bahiana de Itaberaba passará a funcionar na faixa de frequência destinada às rádios FM.
A migração das rádios AM representa uma conquista histórica da radiodifusão brasileira, em atendimento a anseio antigo dos radiodifusores, que demandavam a adaptação de outorga como forma de valorização do rádio e de melhoria da qualidade do sinal disponibilizado aos ouvintes de todo o país. No âmbito local, a migração da Rádio Bahiana, especificamente, trará para a população de Itaberaba, e região, um serviço de melhor qualidade sonora, com menos interferência e programação diversificada, possibilitando oferecer à população um serviço de melhor qualidade.
Nesse sentido, assumiu grande importância a intervenção das Associações de Radiodifusores do país, em especial a ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão), que, desde o início, buscou viabilizar o processo de migração e cobrar a sua implementação de forma célere e efetiva.
Além disso, deve ser ressaltado, também, o esforço e o interesse do então Ministro André Figueiredo, que teve papel fundamental na concretização dessa conquista para a radiodifusão brasileira.
Agora, cumpre aos radiodifusores apresentarem projeto técnico de instalação para ser aprovado pelo Ministério, sendo que, somente após será possível a expedição da Licença de Funcionamento pela União.
Por fim, a Rádio Bahiana de Itaberaba ressalta o seu compromisso com a conclusão do processo de migração e anuncia que novo tempo virá para a radiodifusão da nossa cidade, com implementação de mudanças na qualidade técnica do serviço e da própria programação. Em tempo, pedimos, desde já, a compreensão de todos, nesse momento de transição, para eventuais mudanças que serão tomadas, tendo em vista que serão necessárias para a consecução do objetivo final que será sempre a melhoria da qualidade do serviço prestado.
Rádio Bahiana de Itaberaba LTDA.