Itaberaba

Primeira Feira Agropecuária acontece em agosto em parceria da prefeitura com sindicato

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Uma parceria entre a prefeitura de Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio (Seama)  com o Sindicato Rural de Itaberaba (SRI) resultou na realização da ‘I Feira Agropecuária de Itaberaba e Territorial da Agricultura Familiar’, nos dias 19 e 20 de agosto.

O evento contará também com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entidade vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

Festa do Abacaxi

A feira acontecerá no terceiro domingo de agosto que, por lei, é o Dia do Abacaxi no município e terá como objetivo fomentar o comércio de animais e da produção agrícola familiar de Itaberaba e do Território Piemonte do Paraguaçu que reúne, ainda, outros 13 municípios.

O mês de agosto também representa o auge da produção de abacaxi e, durante a Feira, haverá degustação de abacaxi e exposição de seus derivados como: bolos, tortas, abacaxi caramelizado e o desidratado, produzido pela Coopaita. Na oportunidade o Senar irá realizar uma palestra sobre a Cultura do Abacaxi.

Palestras, exposição de animais e outros produtos

A ‘I Feira Agropecuária de Itaberaba’ terá exposição de produtos, animais, máquinas e veículos, além palestras, promovidas pelo Senar sobre ovinos, caprinos, bovinos de leite e leilão de animais, individuais e em lote. O evento será a oportunidade para que criadores desses animais possam realizar negócios ampliando divisas para o município. São esperadas até duas mil pessoas por dia, com a presença de cerca de 200 produtores e criadores rurais de Itaberaba e região.

Segundo o SRI, a feira deve movimentar o ambiente de negócios de Itaberaba e região. A expectativa é a presença de produtores com cerca de 500 cabeças de bovinos, 200 cabeças de caprinos e ovinos, além de cerca 50 animais equinos, o que deve gerar negócios em torno de R$ 1 milhão.

Para o produtor e vendedor de leite, Dejaniro Oliveira da Costa, mais conhecido como Deja Parêa, da Fazenda Lagoa Encantada, “um evento como este é muito importante para que a gente possa expor o nosso trabalho para mais pessoas, além de poder, inclusive, melhorar o nosso rebanho com a compra de novas matrizes”, destacou.

Já Manoel Ribeiro de Oliveira, conhecido como Nequinha, da região do Bom Viver, também participará da feira com vistas a melhorar o seu rebanho. Criador de caprinos e ovinos, Nequinha disse que sua expectativa, com a Feira, é “crescer o rebanho, porque eu crio Santa Inês e agora chegou Dorper aqui na Bahia e a gente sabe que fazendo o cruzamento pode melhorar a qualidade do rebanho”, pontuou.

A montagem dos estandes e recepção dos animais acontecerá na sexta-feira, 18 de agosto, no Parque de Exposições de Itaberaba, obedecendo a todas as exigências da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).