Itaberaba

Prefeitura de Itaberaba, realizou seminário de capacitação de agentes multiplicadores de prevenção do uso de drogas

Com o objetivo de capacitar multiplicadores de conhecimentos acerca de ações preventivas ao uso de drogas, a prefeitura de Itaberaba, através da Fundação Milton Campos (FMC), promoveu um final de semana de intensa capacitação de agentes multiplicadores de prevenção do uso indevido de drogas e álcool, nesta sexta-feira, 27, e no sábado, 28. O Seminário “Drogas Por Quê – Desafios para a Educação”, e o Seminário “Bebida: Lazer com Responsabilidade”, que foram realizados no auditório do Campus 13 da UNEB. A FMC vem realizando as palestras em todo o país.

O evento teve representatividade mais de 50 instituições, associações e ONG’s. Teve a condução de Doralice Oliveira Gomes,psicóloga pela UNB, mestre em Saúde da Família, especialista em Terapia Comunitária, consultora em projetos de prevenção ao uso de drogas com comunidades em situação de risco social. Durante os seminários foram apresentados estudos atividades relacionados aos desafios na realidade brasileira no que se refere ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Os seminários contaram, ainda, com apresentações musicais de jovens integrantes de projetos sociais do município de Itaberaba.

Foram 110 pessoas e mais de 50 instituições governamentais, ONG’s e associações representadas nos dois cursos, essa iniciativa em parceria com a Fundação Milton campos constitui ação de inquestionável relevância social, em função da complexidade da questão e dos prejuízos associados ao abuso e à dependência dessas substâncias, juntos vamos enfrentar e vencer esse tão grave problema social. A palestrante Doralice Gomes, compartilhou estudos das causas e consequências do uso e da dependência do álcool e outras drogas, bem como alternativas para superar a dependência com vistas à saúde e qualidade de vida”.

Lana Rodrigues, organizadora dos seminários, falou que ficou feliz com a realização dessas capacitações,pois existe uma incidência muito alta de jovens envolvidos com o tráfico e uso das drogas na cidade e frisou a importancia da aquisição de conhecimentos e o prefeito Ricardo ao investir na capacitação, abre um front importante no combate ao uso indevido das drogas.

Os participantes ainda criaram um grupo de trabalho que vai elabora os projetos criados durante os seminários e para promoção de boas práticas em prevenção.

 

Veja também