Saúde

Porque ler as bulas é importante

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

bula

Decifrando as bulas e as precauções que devemos tomar antes de ingerir algum remédio.

bulaPor lei, todo medicamento deve vir acompanhado de uma bula. A bula é quem traz a informação sobre o nome do medicamento, as fórmulas que ela contém, as contra indicações, a dosagem e outros itens que devera são importantes.

Quando se diz que você não pode tomar remédio sem prescrição médica é porque eles ao invés de ajudarem, podem piorar o seu estado de saúde.

O grande problema é que geralmente as bulas são difíceis de entender. Sempre vem com uma linguagem muito culta, o que torna às vezes a torna incompreensível, não é? Algumas informações são bem claras, e dizem o que você deve ou não fazer antes de tomar o remédio e as precauções que você deve ter. Geralmente você encontra esse item no tópico “Precauções” na própria bula.

Uma paciente tomou seu remédio para osteoporose com apenas um gole de água, embora a bula recomendasse beber um copo cheio. Ela sentiu uma queimação na garganta. Depois descobriu que o comprimido pode ficar preso e causar lesão ao esôfago. Os seguintes avisos devem ser levados a sério. Veja alguns exemplos de precauções a serem tomadas que são as mais presentes em medicamentos.

Tomar com um copo inteiro de água
Por quê

A água ajuda a diluir os medicamentos para que eles não irritem a mucosa do esôfago e do estômago, além de transportá-los até o abdome, onde serão desintegrados.

Não se expor ao sol
Por quê

Medicamentos aumentam a sensibilidade da pele ao sol. Se você leva vinte minutos para se bronzear, levará dez enquanto tomar o remédio. Mas não encare isso como uma dica. Se na bula está escrito para você não se expor, não se exponha, entendeu?

Evitar laticínios
Por quê

O cálcio pode retardar a absorção de certos medicamentos.

Não tomar o remédio de estômago vazio
Por quê

A comida aumenta a absorção da droga e ajuda a reduzir o enjôo.

Evitar dirigir automóveis ou equipamentos
Por quê

O remédio deixa você sonolento ou tonto, e pode diminuir os reflexos e as reações.

Então já sabe, seja regular com o tratamento e siga as instruções da bula corretamente. Nunca tome medicamentos sem a prescrição médica. Repasse essa informação.