Pesquisador desenvolve software que atualiza bulas de medicamentos

software-bula-medicamento
Projeto utiliza algoritimo que verifica atualizações feitas por laboratórios

Você sabia que bulas de medicamentos precisam ser atualizadas? O resultado de novas pesquisas, descoberta ou ocorrências de efeitos colaterais fazem com que os fabricantes atualizem periodicamente suas bulas de medicamentos.

Um novo software desenvolvido pelo pesquisador Gardel Costa, mestrando em implantodontia, utiliza um algoritimo que busca e atualiza todas as bulas publicadas pelos fabricantes em tempo real e publica-as no portal Bulamedicamento.com.br.

dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

“Muitas vezes, as medicações são compradas em cartelas e o consumidor não leva a bula do medicamento. Nosso software mantêm atualizado um acervo de mais de 20.000 bulas atualizando-as sempre que o laboratório faz novas mudanças. Um diferencial em relação a outros sites é que além do texto da bula em formato de leitura para internet, disponibilizamos as bulas no formato PDF, como publicado e impresso pelo fabricante.”, diz o pesquisador.

O desenvolvimento do sistema levou 2 anos entre projeto, desenvolvimento, testes e publicação online, envolvendo a equipe do pesquisador que desde 2010 desenvolve softwares para diagnóstico e planejamento em saúde. O grupo atualmente prepara a criação da app para Android e IOS com o conteúdo.

namorados-escova-de-dentes-itaberaba