Saúde

Parar o anticoncepcional para engravidar: médico diz como e quando suspender o uso

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Para muitos casais, a gravidez é um momento que deve ser planejado e parte importante deste processo é a suspensão do uso de métodos contraceptivos, entre eles, a pílula. Mas, de que maneira isso deve ser feito? Quanto tempo depois de parar de usar anticoncepcional a mulher pode engravidar?

Quanto tempo depois de parar o anticoncepcional posso engravidar?

Na teoria, é possível engravidar logo no primeiro mês após parar o anticoncepcional. No entanto, o corpo pode demorar um pouco para entender que não está mais recebendo hormônios sintéticos.

De acordo com o ginecologista e obstetra Dr. Paulo Marinho, gerente médico do Grupo Perinatal, existe uma média. “É muito difícil de precisar, inclusive para quem não faz uso da pílula. A média para uma mulher saudável engravidar é em torno de oito meses, mas isso varia individualmente”, explica.

Anticoncepcional diminui a fertilidade?

fertilidade periodo fertil pilula sapatinho 1.16.1400x800© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA fertilidade periodo fertil pilula sapatinho 1.16.1400×800

Tempo superior a esse pode levar casais a acreditarem que existam problemas para engravidar. Embora o uso de anticoncepcionais não interfira na fertilidade, o seu uso pode influenciar indiretamente nela por dois motivos.

O primeiro deles, de acordo com o médico, é a sensação de segurança. Isto porque, ao usar algum método contraceptivo medicamentoso, casais tendem a ter menor rigorosidade no uso da camisinha e isso aumenta o contato com doenças infecciosas que afetam a fertilidade, como a clamídia e a gonorreia.

Além disso, tendência dos novos arranjos sociais, as mulheres têm esperado mais tempo para engravidar. Muitas, por exemplo, só suspendem o uso da pílula depois dos 35 anos, idade em que, se comparada a períodos anteriores, a fertilidade feminina é naturalmente menor. Ou seja, a mulher pode até levar mais tempo para engravidar, mas não por causa da pílula e, sim, pela idade.

Como parar a pílula para engravidar?

Por isso, casais que estão planejando uma gestação devem, antes mesmo de parar de tomar anticoncepcional para engravidar, procurar um ginecologista.

Como explica Dr. Marinho, nessa consulta o médico vai analisar a situação do casal e, caso seja necessário, pedir exames clínicos e laboratoriais e dar orientações específicas.