Destaque

Novas tecnologias para monitorar a gravidez

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Programa de computador recria o feto em terceira dimensão e permite que pais e médicos o observem como se estivessem no útero

Além de satisfazer a curiosidade dos casais à espera de um filho, uma tecnologia desenvolvida no Rio de Janeiro promete flagrar problemas de saúde, como anomalias e tumores, com mais precisão. A novidade tem maior alcance que os exames convencionais e consiste em converter as imagens captadas na ultrassonografia e na ressonância magnética em um formato 3D — para a experiência completa, é preciso até usar óculos especiais.

“O processo leva no máximo seis horas para ser concluído”, conta seu idealizador, o ginecologista e obstetra Heron Werner, da clínica Alta Excelência Diagnóstica. Inclusive a hora do parto ficaria mais segura. Se uma encrenca nas vias aéreas for detectada, por exemplo, a equipe médica estará pronta para evitar intercorrências.

Ver o bebê com as mãos

Werner e sua equipe estão por trás de outro recurso tecnológico importante: um software que consegue gerar arquivos para impressões em 3D. A partir desse material, dá para fazer um molde do pequeno em gesso ou resina. Assim, pais e mães com deficiência visual têm a oportunidade de acompanhar o desenrolar da gestação de pertinho.