Itaberaba

Neste domingo (04) tem Cortejo das Baianas e Povo de Santo em Itaberaba

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), mantendo a tradição de mais de 40 anos de resistência, realiza, no próximo domingo (4), o Cortejo das Baianas e Povo de Santo 2019, com o tema “Respeito é o que queremos: resgatando ao antigos Cortejos”. A concentração acontece na Praça do Rosário, a partir das 8h.

Este ano, evento deve contar com a participação de mais de 200 Baianas e Filhos de Santo que, vestidos com seus trajes rituais, realizam a tradicional “Roda Cultural”, em saudação ao Senhor Bom Jesus e a Nossa senhora do Rosário, com cantos e rezas africanas. Em seguida, o grupo sai pelas ruas da cidade rumo ao Monte Bom Jesus da Lapa.

Trajeto do Cortejo das Baianas e Povo de Santo

No trajeto do Cortejo das Baianas e Povo de Santo são entoados cânticos afro-católicos, com muita dança e emoção. Antes da subida ao monte, acontece mais uma celebração com a participação de todos e o tradicional “banho de pipoca”. Já no Monte Bom Jesus, acontece o encerramento do Cortejo com a lavagem das escadarias da capela no alto do Monte com uma ‘roda de samba’.

O trajeto do Corteja das Baianas e Povo de Santo vai ter cerca de 1,5 km, saindo da Praça do Rosário até a Praça J. J. Seabra e seguindo pela Av. Rio Branco até a altura da Rua Josué Ribeiro do Santos. Daí, o grupo segue até a “sinaleira” onde toma o rumo do Monte Bom Jesus pela Av. Brigadeiro Eduardo Gomes.

Dia de Bom Jesus

Pelo calendário religioso, o Dia de Bom Jesus é celebrado, anualmente, no dia 6 de agosto. Em Itaberaba, quando esta data cai em “dia de semana”, convencionou-se realizar o Cortejo das Baianas e Povo de Santo sempre no primeiro domingo de agosto. As Baianas são consideradas patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Fonte: Secom – Prefeitura de Itaberaba