Notícias

Mina preciosa é descoberta em Sento Sé)

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Raimundo Sobreira, superintendente do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais (DNPM) na Bahia, vai hoje a Sento Sé levando uma equipe para avaliar o caso da mina de ametista da Serra do Quixaba, que, com apenas 15 dias de descoberta, já reuniu mais de três mil garimpeiros.

Ele diz que o foco é o social, promover meios para viabilizar o garimpo, mas ressalta que há uma série de providências, incluindo o Ibama. A mina fica no Parque Nacional do Boqueirão da Onça.

– É uma área que só tem veado, tatu e caititu, mas surge no momento de crise temperada com uma seca nunca vista.

Aliás, a mina entrou em cena por obra de uma atividade ilegal, a caça. Quinze dias atrás um agricultor, ao lado do filho e outra pessoa, cavava o buraco de um tatu quando deu nas ametistas. Soltou o tatu e fez a festa.

Dizem lá que foi o tatu que deu a dica. Para salvar a pele mostrou as pedras.

Muitos minérios — Diz Sobreira que Sento Sé é um município pródigo em minérios. No DNPM tem pedidos de exploração que envolvem 70% do território:

– É tudo. Ouro, prata, cristal branco, citrino, manganês e galena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.