Brasil

Maratona de curtas-metragens

É raro que um filme de poucos minutos consiga ser a principal atração de um evento. Mas quando se juntam muitos deles, de todas as partes do mundo, o resultado pode ser uma grande e proveitosa viagem pela essência do cinema. Esse é o charme do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que chega à 27ª edição na quarta-feira 24, ocupando sete espaços na capital paulista, entre eles o Museu da Imagem e do Som, o CineSesc, a Cinemateca Brasileira, o Centro Cultural São Paulo e o Circuito SPCine.
A diretora do festival, Zita Carvalhosa, priorizou esse ano filmes que valorizam temas como liberdade de expressão, xenofobia, inclusão e direitos das mulheres. Além das tradicionais mostras Internacional, Latino-americana e Panorama Paulista, há novidades como “Desenhar é Preciso”, com animações do Canal+ produzidas após o atentado ao jornal Charlie Hebdo, e “Curtas da Berlinale”, só com filmes indicados pelo Festival de Berlim. A entrada é gratuita em todas as salas e a programação completa pode ser acessada no site www.kinoforum.org.br/curtas.

Aqui você encontra mais notícias de Itaberaba

PRINCIPAIS MOSTRAS

dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

Latino-Americana
Com 26 produções de 12 países, selecionadas entre as 238 inscritas

Diferente Como Todo Mundo
Parceira do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência (França).

Berlinale
Filmes indicados pelo Festival de Berlim. Internacional Obras de países como Egito, Marrocos e Curdistão, além de “Timecode” (foto), vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

Internacional
Obras de países como Egito, Marrocos e Curdistão, além de “Timecode” (foto), vencedor da Palma de
Ouro em Cannes.

Exposição
No reino da beatlemania

Momentos decisivos
da história dos Beatles, réplicas de roupas e instrumentos, capas de revistas e jornais da época, fotos inéditas, filmes, vídeos e totens interativos recriam a trajetória da maior banda de todos os tempos compõem a mostra “Beatlemania Experience”, que ocupa dois mil m2 do Shopping Eldorado, em São Paulo, a partir da quarta-feira 24.

Teatro
Patrimônio carioca

Inaugurado em 1890 como Cassino Nacional Brasileiro, o prédio da Rua do Passeio, 38, no centro do Rio, abrigou o Cine Palácio entre 1943 e 2008. Foi então comprado por um banco. Na sexta-feira 26, esse patrimônio histórico será reintegrado à vida cultural da cidade como Teatro Riachuelo Rio, com a estreia do musical “Garota de Ipanema, o amor é bossa”, pontuado por canções como “Samba do avião”, “Ela é carioca” e “Chega de saudade”.

Livro
A nobre e o jazz

Seja pelo sobrenome que evoca poder, seja por atuar também como jornalista, a escritora Hannah Rotshchild vive cercada de celebridades. Nenhuma, contudo, se compara à rebelde Pannonica, sua tia-avó que foi a ovelha negra da família e é personagem-título de “A Baronesa do Jazz” (Companhia das Letras). Nascida em berço de ouro, em 1913, Nica abandonou o marido para viver ao lado do pianista Thelonious Monk na fervilhante cena jazzística da Nova York dos anos 1950. Para Nica, o jazz materializava o “desejo de liberdade”, algo que ela soube viver intensamente.

Concerto
Virtuoso do teclado

Por suas apresentações tanto como solista quanto à frente da Mahler Chambre Orchestra, o norueguês Leif Ove Andsnes foi descrito pelo jornal “The New York Times”: como “um pianista de magistral elegância, poder e inteligência”. Nos dias 23 e 24, os brasileiros terão a oportunidade de conferir ao vivo o talento desse virtuoso do teclado. Ele se apresenta na Sala São Paulo a convite da Sociedade de Cultura Artística para interpretar obras de Beethoven, Sibelius, Debussy e Chopin.

AGENDA

Conexão musical
Karina Buhr (foto) se apresenta com o MC Mano Moneys na sexta-feira 26, no Estéreo MIS – estacionamento do Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

“Esperando acordada”
(Em cartaz nos cinemas). A francesa Isabelle Carré e a espanhola Carmen Maura estrelam uma delicada comédia sobre a animadora de festas infantis que se evolve com uma intrincada rede de mentiras.

“Improvisorama”
Até 1° de setembro, a 3ª edição do Festival Nacional de Improvisação Teatral ocupa palcos de São Paulo e de três cidades do interior paulista.