Itaberaba

Laboratório Municipal conta com tecnologia de última geração

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

A população de Itaberaba e região conta com um Laboratório de Análises Clínicas de alta performance que realiza, diariamente, diversos tipos de procedimentos utilizando as mais modernas tecnologias nas áreas de Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Parasitologia e Uranálise. Em média, cerca de 12 mil exames laboratoriais de rotina são realizados com segurança, qualidade e rapidez nos resultados, todos os meses.

A unidade, localizada nas instalações do Hospital Geral de Itaberaba (HGI), conta com uma equipe técnica formada por 17 profissionais altamente qualificados — entre biomédicos e técnicos de patologia, além auxiliares de laboratório, de serviços gerais e recepcionista — que trabalham em esquema de plantão, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para maior agilidade na liberação dos resultados.

Para Francielle Piedade, coordenadora do Laboratório, “o laboratório está em pé de igualdade com outras unidades de grande porte e se destaca pela agilidade segurança e rapidez na liberação dos resultados. Em alguns hospitais de grande porte, o paciente leva, em média, até 12h para receber os resultados. Aqui no HGI a gente leva pouco mais de 4h, inclusive para pacientes externos”, observa a coordenadora.

“A melhoria na qualidade da saúde pública tem sido uma das marcas da gestão Cidade de Todos. Hoje, o nosso Laboratório Municipal é compatível com qualquer outra unidade pública de cidades de grande porte, contando com equipamentos de última geração para exames laboratoriais, num investimento de mais de R$ 200 mil com impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, pontuou João Rodrigues, secretário municipal de Saúde.

O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h30. No entanto, o trabalho não para na unidade. Isto porque o laboratório atende, ainda, à demanda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itaberaba, além do público interno do HGI. O Laboratório realiza, ainda, coleta domiciliar de material para análise em pacientes acamados.

Diariamente, cerca de 100 pacientes são atendidos, incluindo-se todos os pacientes encaminhados pela UPA 24h e internados no próprio HGI, além da demanda externa, encaminhada através da Central de Marcações (CEMAC). Tomando-se apenas os dados coletados neste mês de julho, foram 1.800 pacientes atendidos que realizaram 12.500 exames laboratoriais, o que dá uma média de mais de 90 atendimentos por dia.