Em Itaberaba você pode treinar Krav Magá na ASKADOI que firmou parceria com a Federação Brasileira de Krav Magá e Kapap, que tem sede em Goiânia e tem como presidente o mestre Veruílson Nogueira. O instrutor José Antonio, faixa preta 4º Dan de Karatê, há um tempo vem se dedicando a prática e ao estudo do Krav Magá e Kapap, tendo sido formado instrutor de Krav Magá pela FBKMK, e Kapap pela IKA (International Kapap Association), sendo que o curso de instrutor de Kapap foi ministrado pelo próprio Moshê Galisko que veio de Israel para formar instrutores de Kapap ligados a FBKMK aqui no Brasil. Maiores informações na secretaria da ASKADOI.
Conheça um pouco sobre o Krav Magá:
Krav Maga (em hebraico: קרב מגע, “combate de contato”) é um sistema de combate corpo a corpo desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas, bastões, facas, agarramentos e golpeamentos.
O Krav Maga é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava nos anos 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento para as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav Maga e sendo o fundador da IKMA – Israeli Krav Maga Association. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.
Desenvolvido para ser utilizado em situações de sobrevivência, sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa, ataques simultâneos e agressão. O Krav Maga é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e intimamente adotado por organizações de imposição da lei e segurança como Mossad, Shabak, FBI, unidades da SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos.
Existem várias organizações responsáveis pelo ensino do Krav Maga internacionalmente. Imi foi responsável pela criação da IKMA, que é atualmente liderada pelo seu aluno mais graduado, o grão-mestre Haim Gidon. O Krav Maga não é considerado uma arte marcial muito menos um esporte, já que não possui quaisquer regras. Todos os golpes são treinados com o objetivo de ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápido e eficaz, sendo muitas vezes necessários golpes letais.