Itaberaba

Itaberaba começa vacinação contra o Sarampo na segunda-feira

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, informa a toda a população que, a partir da próxima segunda-feira (7), começa a Campanha de Vacinação contra o Sarampo em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Crianças com idades que vão de 6 meses aos menores de 5 anos, até o dia 29 de outubro, são o público alvo.

Pais e responsáveis devem levar as crianças nas unidades de saúde munidos com a Caderneta Nacional de Vacinação. Segundo Aline Negrão, coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, “a partir do dia 9, uma equipe de vacinação vai percorrer, diariamente, as localidades rurais mais distantes para que nenhuma criança fique sem receber a sua dose. A cada dia, vamos visitar quatro localidades diferentes”, afirmou a coordenadora. Ela informa, ainda, que a Campanha acontece em caráter extraordinário, por conta dos casos confirmados da doença na Bahia.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os casos de sarampo estão surgindo em níveis alarmantes no mundo. Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo em 2019. O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos de idade, especialmente as mal nutridas e bebês não-vacinados.

Os casos da doença no Brasil também aumentaram desde o ano passado. Na Bahia, oito casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no começo de outubro, sendo sete em Santo Amaro e um em Jacobina, conforme informado em Alerta Epidemiológico e Nota Técnica (Veja aqui) para a intensificação das ações preventivas para controle da disseminação do sarampo. Clique aqui para mais informações.