História

Índios foram expulsos da região de Itaberaba pelo governo português

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Historicamente, as primeiras referências da região são do século XVII, quando os governadores mandavam fazer entradas contra os índios da tribo Maracá, que desciam sobre os estabelecimentos portugueses. As expedições bandeirantes pelo Rio Paraguaçu deixaram algumas pequenas fortificações na margem direita. Depois de algumas batalhas contra as bandeiras, os indígenas foram vencidos e se retiraram para matas do sul do estado.

Originalmente habitada pelos índios Maracás, Itaberaba é um município baiano conhecido como a capital da Chapada Diamantina, servindo de portal para essa região que se localiza às margens da BR-242, que liga a Bahia ao Distrito Federal. A cidade tem um comércio forte, onde se destacam indústrias de calçados, móveis e o cultivo de abacaxi, o que lhe rendeu o título de terra do abacaxi.

Fonte: IBGE