História

História do Karatê em Itaberaba

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Nos anos 60 um jovem chamado José Rebouças Azevedo, praticava capoeira e fazia parte de um grupo que era liderado por Orlando Cordeiro, eles encontravam muitas dificuldades para praticar o esporte, às vezes até por falta de espaço físico adequado, por isso em várias ocasiões as aulas aconteciam na beira do açude desta cidade. Em 1972, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, foi aberta uma academia com o nome CECUFI (Centro de Educação Física de Itaberaba), onde José Rebouças dava aula de Capoeira e Adenor Lima seu companheiro e também atleta dava aulas de halterofilismo. Na década de 1970 o Karatê passou a ter uma procura muito grande, naquela época houve no Clube Social de Itaberaba, uma apresentação de Karatê por um grupo liderado pelo atleta e professor Denílson Caribé( patrono do Karatê brasileiro), logo após aconteceu outra apresentação deste mesmo esporte no Humaitá Esporte Clube, pela equipe do professor Ari Pina Duarte, que veio a convite de Adenor Lima.

José Rebouças foi um dos pioneiros a trazer esta modalidade de esporte para Itaberaba, mesmo enfrentando muitas dificuldades, conseguiu com garra e muita determinação dar continuidade ao esporte, treinando atletas e conquistando espaço não só em nossa cidade e estado, como também em outros países.

Em 08/04/1979, a ASKADOI (Associação de Karatê-Dô de Itaberaba), estava filiada oficialmente junto a FBK(Federação Baiana de Karatê).

Em novembro de 2006, a  Prefeitura Municipal de Itaberaba, sob a Lei 1093/2006, através da Câmara Municipal de Itaberaba, reconhece como de Utilidade Pública a Associação de Karatê-Do de Itaberaba.