Celebridades e Entretenimento

Gravidez de Eliana: como está o bebê e por que o caso é tão delicado e pede repouso?

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Eliana, de 43 anos, vivendo sua segunda gestação, ficará internada até o nascimento da filha, que vai se chamar Manuela. A pequena é fruto do relacionamento da apresentadora do SBT com Adriano Ricco, diretor de TV, que conheceu em 2015.

A notícia foi dada em seu Instagram. Eliana descobriu no início da gestação que sofria um descolamento de placenta, problema grave que poderia prejudicar o desenvolvimento da bebê e até forçar um parto prematuro.

Para cuidar da saúde, Eliana se viu obrigada a se afastar do seu programa dominical e se submeter ao repouso absoluto. Após um período internada, a apresentadora recebeu alta e pôde realizar com familiares e amigos o chá de bebê da pequena. Agora, com sete meses, ela precisa voltar ao hospital e aguardar sua hora.

“Voltamos para o hospital. Tive um pequeno susto, mas agora está tudo bem. Aqui vamos ficar até o nascimento da Manuela, que está no sétimo mês, graças a Deus! Obrigada pelo carinho e orações”, afirmou a mãe do pequeno Arthur, de seu primeiro casamento, nas redes sociais.

Afinal, por que o caso de Eliana é delicado e pede repouso?

Engravidar depois dos 40

Eliana vem sensibilizando mulheres do Brasil todo desde o anúncio da segunda gravidez, no dia 2 de abril, no encerramento de seu programa no SBT. A apresentadora mostrou que é possível engravidar depois dos 40 anos, sonho comum a tantas outras.

“Deus, em toda a sua generosidade, abençoou a mim e ao Adriano. A nossa família vai crescer. Depois de dois anos de relacionamento, ganhamos este presente lindo”, disse ela.

No mesmo dia, ela publicou em sua conta do instagram que estava noiva de Adriano e com a hashtag #paidemenina, deixou claro que já sabia o sexo da filha.

Segundo a ginecologista e obstetra Priscila Pyrrho do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), não há uma idade limite para conseguir engravidar. O que acontece no corpo da mulher que pode dificultar a concepção é que as células vão envelhecendo, a qualidade dos óvulos cai, por isso a divisão celular tem mais chance de erro.

Por conta disso aumentam as chances de síndromes e má formação do bebê.

Complicações na gravidez

Já no início da gestação, Eliana contou que teve problemas e precisou fazer uma cirurgia, sem explicar exatamente o que acontecera. Com 21 semanas, no entanto, ela se afastou do trabalho e se submeteu ao repouso absoluto.

A apresentadora descobriu que teve descolamento de placenta. “Estou em repouso por ordens médicas. Farei de tudo para que ela cresça e se desenvolva da melhor maneira possível aqui dentro. Preciso salvar minha filha de um parto muito prematuro”, compartilhou ela.

Descolamento de placenta

A placenta é responsável por levar nutrientes e oxigênio ao feto e, por isso, seu deslocamento pede cuidados importantes que devem ser seguidos rigorosamente. “Em breve, se Deus quiser, estarei novamente com a família SBT. Porém este é o momento de valorizar cada semana de desenvolvimento da minha filha, de esperar com fé que tudo corra bem, de viver o tempo em seu tempo. Um aprendizado árduo, mas valioso. A vida é aprender.”, desabafou a apresentadora.

O descolamento de placenta é um problema grave, mas raro. Dependendo da intensidade, ele exigirá tratamentos diferentes para preservar a saúde da mamãe e evitar que o feto corra riscos.

Geralmente acontece depois da 20ª semana e antes da 37ª. A membrana se descola do útero total ou parcialmente, o que vai comprometer as trocas gasosas e de nutrientes entre a gestante e o feto.

Riscos

A chance do feto sobreviver quando o descolamento ocorre com menos de 26 semanas é mínima, já que o corpinho ainda está numa fase bastante inicial de formação. Já a mulher pode ter anemia em decorrência do sangramento resultante.

eliana gravida 0717 400x1400© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA eliana gravida 0717 400×1400

Repouso absoluto

No caso de Eliana, os cuidados precisaram ser redobrados, pois o p

arto prematuro em fase tão inicial da gravidez poderia levar ao óbito fetal.

Sabendo disso e bem orientada pela equipe médica, a apresentadora se submeteu ao repouso absoluto. Ele visa o estabelecimento do quadro para que o feto possa permanecer o maior tempo possível no útero, crescendo a cada dia.

O repouso visa diminuir o estresse, evitar medicações para cessar as contrações, a maturação do pulmão do bebê, entre outros.

Chá de bebê da Manu

Aos seis meses de gestação, Eliana continuou com o repouso, mas pôde fazer um chá de bebê para a filha. Na casa da mãe, Eva, onde a apresentadora permaneceu deitada o tempo todo e recebeu amigos como o padre Fábio de Melo, as apresentadoras Ticiane Pinheiro e Astrid Fontenelle e a cantora Thaeme.

A festa teve ares bem delicados e Eliana passou por um momento especial com o padre Fábio de Melo, que deu à ela uma benção. “Eu e minha filha estamos superando o momento crítico. Ela está crescendo, engordando e pelo visto está cada dia mais confortável e feliz na barriga da mamãe. As orações e boas energias são muito importantes pra nós e estão nos ajudando a cada dia”, disse ela.

Quando chegaram ao sétimo mês de gestação, Eliana e Manu precisaram voltar ao hospital, onde vão permanecer até o parto.