Itaberaba

Festa dos Vaqueiros em Itaberaba teve sua 78ª edição com tradicional desfile da vaqueirama

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

A tradicional Festa do Vaqueiros de Itaberaba, localizada na Chapada Diamantina, chegou à sua 78ª edição e levou mais de mil vaqueiros e vaqueiras pelas ruas da cidade. A ideia é celebrar essa figura emblemática da região. O grupo se reuniu no último domingo (25) na Avenida Ruy Barbosa e saiu em desfile pelas ruas da cidade até o Monte Bom Jesus, onde fica a lendária Pedra do Vaqueiro.
O evento começou com a realização da Missa Campal, celebrada por Frei Beto, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Itaberaba, que levou a mensagem de fé e esperança, alertando para a responsabilidade de todos com o meio ambiente e os animais. Em seguida aconteceu a coroação da Rainha e da Princesa da Festa que contou, ainda, com a participação de dezenas de vaqueiros encourados.

O prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) participou da festa, ao lado de secretários, coordenadores, gerentes e outros colaboradores municipais, além de vereadores e outras lideranças. Montado, assistiu atentamente a toda à Missa Campal e participou da coroação da Rainha e da Princesa da Festa. “É muito importante manter vivas as tradições populares de nossa gente e a figura do vaqueiro representa muito bem a força de nossa cultura”, disse.

Em seguida o grupo saiu em desfile, passando pelo Monte Bom Jesus, e seguindo em direção ao Parque de Exposição de Itaberaba, onde aconteceu o tradicional almoço dos vaqueiros. Após o almoço, uma multidão se reuniu no Parque de Vaqueja Mandacaru, que fica ao lado, para a Corrida de Argolinhas, com a participação de vaqueiros de Itaberaba e toda a região. No total, foram distribuídos R$ 8 mil em prêmios.