Saúde

Faxinar a casa pode ter mesmo efeito de ir à academia para emagrecer

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Uma rápida faxina na casa, de apenas 10 minutos, pode ser tão eficiente para a saúde e para o emagrecimento quanto uma atividade intensa e longa na academia. Foi o que descobriu um trabalho científico realizado pela Universidade de Boston, EUA, e divulgado pelo jornal Daily Mail.

Limpar a casa ajuda a perder peso

faxina limpeza chao 0118 400x800© George Rudy/shutterstock faxina limpeza chao 0118 400×800

Para chegar à conclusão, os estudiosos fizeram uma avaliação de 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade apresentava sobrepeso. Durante a pesquisa, os voluntários tiveram todas as suas atividades acompanhadas por um acelerômetro, uma espécie de sensor.

Ao comparar os resultados de pessoas que praticavam atividades físicas diárias, como limpar a casa ou subir escadas, com outras que não realizavam qualquer movimentação, os pesquisadores descobriram que tarefas do dia a dia que exigiam esforços garantiram resultados semelhantes ao corpo a uma caminhada, por exemplo.

limpeza da geladeira 0817 400x800© JackF/istock limpeza da geladeira 0817 400×800

O estudo ainda mostrou que os indivíduos que praticavam exercícios tinham menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e taxas mais baixas de colesterol do que aqueles que permaneceram sedentários durante a pesquisa.

Os cientistas acreditam que a descoberta pode ser um incentivo para pessoas que não se exercitam porque não têm tempo ou dinheiro para frequentar uma academia. Afinal, uma tarefa diária de apenas 10 minutos é algo bastante acessível, fácil de realizar e que já promove grande melhora na saúde e na perda de peso.