Itaberaba

Em Itaberaba Educação no trânsito se aprende na escola

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Dando prosseguimento à Semana Nacional de Trânsito em Itaberaba, a Prefeitura de Itaberaba, através da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), e demais parceiros, realizou hoje, terça-feira (19), ações educativas em escola da Rede Municipal de Ensino (RME).

Nesta oportunidade, a equipe formada pela SMTT, 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e a 9ª Circunscrição Estadual de Trânsito (CIRETRAN) realizaram ações educativas na Escola Municipal Doralice de Souza Sampaio, localizada na Avenida Luiz Viana Filho.

Estiveram presentes, nos eventos de hoje à tarde, o superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, Raul Jones e o secretário Municipal de Comunicação e Informação Social, Lucas Hayne, que representou o prefeito Ricardo Mascrenhas na oportunidade.

No Doralice

As ações na escola consistiram em Blitz Educativa e no Cinema Rodoviário, que contou com a participação do instrutor Rubenilson Souza de Oliveira, membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), dirigida aos alunos do 6º ano.

No Cinema Rodoviário os alunos assistiram a uma palestra, realizada em um ônibus da empresa Cidade Sol (parceira da Semana), tratando de Noções Básicas de Segurança no Trânsito, como: o uso do sinto de segurança, da faixa de pedestre e do capacete, para os motociclistas.

Para Rubenilson Souza de Oliveira, que ministrou as palestras, “o objetivo dessas palestras é conscientizar as crianças para o fato de que o trânsito pode ser muito melhor para todos se as regras básicas de segurança forem respeitadas. Neste sentido, é muito importante estarmos falando para eles que serão, certamente, os condutores de amanhã”, disse o instrutor.

Na opinião de Ana Júlia Matos Araújo (11), aluna do 6º ano da Escola Doralice, a palestra é muito importante porque ela acaba salvando vidas. “Eu achei a palestra muito importante porque quando as pessoas não respeitam a sinalização de trânsito, muitos acidentes acontecem”, disse Ana Júlia.

A diretora da Escola, Cristina Gomes Oliveira, aprovou a iniciativa de levar este tipo de conhecimento para a escola. “É interessante que eles aprendam, desde cedo, sobre os princípios básicos da segurança no trânsito para que no futuro nós tenhamos adultos mais conscientes e um trânsito mais saudável”, observou a diretora.

A Blitz Educativa

Após as palestras, que aconteceram pela manhã e à tarde, os alunos participaram de uma Blitz Educativa que, em frente à escola, abordou condutores para entregar material informativo sobre a Semana e a segurança no Trânsito, além de averiguar e corrigir possíveis irregularidades quanto ao uso dos equipamentos de segurança e o porte de documentos obrigatórios.

Para Raul Jones, superintendente Municipal de Trânsito e Transporte, “o nosso objetivo com esta Blitz é informar e orientar, através de material educativo, tanto condutores quanto pedestres da necessidade de melhorar a segurança no trânsito para todos”, informou o superintendente.

Para o secretário de Comunicação, Lucas Hayne, “o governo cidade de todos não está medindo esforços para levar informação que resultem em melhoria na qualidade de vida de toda a sociedade”, disse. Para ele, ações como as que estão ocorrendo nesta Semana de Trânsito, “servem para fortalecer o trabalho de humanização do trânsito em nossa cidade que, nos últimos anos, cresceu muito”, concluiu o secretário.