As eleições de Itaberaba no ano 2008 refletem na situação da cidade até hoje.
Candidato a prefeito, Jadiel Mascarenhas abdicou em favor do vice João Filho nos últimos dias que antecederam o pleito.
A eleição então terminou com 12.130 votos para João Filho, 9.591 para Solon Ribeiro, 2.196 para Dr junior e 2028 para Cacai.
José Humberto Junior (Dr Junior), arquiteto da eleição de Jadiel Mascarenhas em 2000, foi seu secretario de saúde e agora estavam em lados opostos desde que aderiu à aliança com Washington Neves. Cacai, então vereador e ex-presidente da câmara também lançava-se no desafio.
Mas a eleição não terminou em 5 de outubro de 2008, pois em decorrência de processo eleitoral movido pela candidatura de Solon Ribeiro, o mesmo assume no lugar de João Filho e pela segunda vez, Itaberaba tem judicialmente uma mudança de prefeito.
O governo de Solon, marcado por intensas disputas políticas com o grupo liderado por João Filho e Jadiel Mascarenhas, termina em julho de 2009 quando uma decisão favorável no STJ, restitui a João Filho a prefeitura.
A ação movida contra Solon teve uma situação muito interessante: O relator da questão foi o ministro Joaquim Barbosa, que deu voto favorável na sentença.
Com a eleição requerendo cada vez mais votos, investimentos por parte dos candidatos a vereadores e com a alta rejeição de nomes ligados ao prefeito Washington Neves a câmara apresentou diversas mudanças.