Com o tema “Civismo, Democracia e Cidadania”, a Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba, contou com alunos e professores das escolas da rede municipal de ensino para comemorar o ‘Dia da Pátria’, neste feriado [quinta-feira], resgatando o desfile cívico de 7 de setembro. O desfile começou logo após o ato de hasteamento das bandeiras, com revista de um efetivo da Polícia Militar, além de desfile das autarquias municipais que compõem a rede de segurança do município como a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Civis e a Superintendência de Trânsito, e dos integrantes da Secretaria Municipal de Educação.
Prestigiando o evento, desfilou também em frente ao palanque o Grupo de Escoteiros Desbravadores de Iaçu. Durante a evolução, o pelotão de crianças e adolescentes recitou a lei e o lema do grupo, sendo muito aplaudido pelos presentes. Em pelotões, os estudantes das escolas municipais trouxeram para a Avenida Ruy Barbosa a nossa pluralidade cultural, a exemplo dos pelotões das escolas João Almeida Mascarenhas, Novo Tempo e Tancredo Neves que demonstraram a diversidade brasileira representada pelo índio, branco e negro.
“Está tudo muito bonito, apesar de não ter ricas alegorias, o desfile foi lindo. Adorei as fanfarras, especialmente a Fanfarra Estudantil de Itaberaba [Fanedi] que deu um show de evolução em frente ao palanque. Gostei também da cor da farda e na oportunidade quero parabenizar os organizadores e o prefeito Ricardo Mascarenhas, acertaram na escolha do novo circuito”, declara Magnólia Amorim Santana, de 59 anos, que assistia ao desfile acompanhada dos netos Natália, de 5, e Hiran, de 9 anos.
Este ano o desfile contou ainda com as classes especiais de jovens e adultos, as escolas da zona rural, além dos estudantes beneficiados pelos projetos e programas educacionais como o ‘Despertar’ e o ‘Mais Educação’, trazendo para a avenida um carro alegórico representando a produção da agricultura familiar, além de grupos de capoeira e karatê. Destaque para a participação especial da escola particular Itelectus, que representou os Estados da Federação Brasileira com o pelotão das bandeiras.
Em pronunciamento, o coronel Anildo Rocha Batista, que comanda o Batalhão Regional da Chapada Diamantina descreveu a importância do ‘Dia da Pátria’ para a formação da cidadania. “É com muita alegria e satisfação que vemos essa lição de civismo. Se queremos uma sociedade comprometida com os valores morais e cívicos, o caminho é esse. Como patriota, acho interessante este tipo de evento, para resgatar para as crianças e adolescentes, o sentimento de patriotismo, o amor à Pátria, principalmente neste momento conturbado em que assistimos vários episódios protagonizados pela inversão de valores”.