Itaberaba

Desfile de 7 de Setembro em Itaberaba leva milhares de pessoas às ruas no ‘Dia da Pátria’

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Com o tema “Civismo, Democracia e Cidadania”, a Secretaria Municipal de Educação de Itaberaba, contou com alunos e professores das escolas da rede municipal de ensino para comemorar o ‘Dia da Pátria’, neste feriado [quinta-feira], resgatando o desfile cívico de 7 de setembro. O desfile começou logo após o ato de hasteamento das bandeiras, com revista de um efetivo da Polícia Militar, além de desfile das autarquias municipais que compõem a rede de segurança do município como a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros Civis e a Superintendência de Trânsito, e dos integrantes da Secretaria Municipal de Educação.

Prestigiando o evento, desfilou também em frente ao palanque o Grupo de Escoteiros Desbravadores de Iaçu. Durante a evolução, o pelotão de crianças e adolescentes recitou a lei e o lema do grupo, sendo muito aplaudido pelos presentes. Em pelotões, os estudantes das escolas municipais trouxeram para a Avenida Ruy Barbosa a nossa pluralidade cultural, a exemplo dos pelotões das escolas João Almeida Mascarenhas, Novo Tempo e Tancredo Neves que demonstraram a diversidade brasileira representada pelo índio, branco e negro.

“Está tudo muito bonito, apesar de não ter ricas alegorias, o desfile foi lindo. Adorei as fanfarras, especialmente a Fanfarra Estudantil de Itaberaba [Fanedi] que deu um show de evolução em frente ao palanque. Gostei também da cor da farda e na oportunidade quero parabenizar os organizadores e o prefeito Ricardo Mascarenhas, acertaram na escolha do novo circuito”, declara Magnólia Amorim Santana, de 59 anos, que assistia ao desfile acompanhada dos netos Natália, de 5, e Hiran, de 9 anos.

 

Este ano o desfile contou ainda com as classes especiais de jovens e adultos, as escolas da zona rural, além dos estudantes beneficiados pelos projetos e programas educacionais como o ‘Despertar’ e o ‘Mais Educação’, trazendo para a avenida um carro alegórico representando a produção da agricultura familiar, além de grupos de capoeira e karatê. Destaque para a participação especial da escola particular Itelectus, que representou os Estados da Federação Brasileira com o pelotão das bandeiras.

Em pronunciamento, o coronel Anildo Rocha Batista, que comanda o Batalhão Regional da Chapada Diamantina descreveu a importância do ‘Dia da Pátria’ para a formação da cidadania. “É com muita alegria e satisfação que vemos essa lição de civismo. Se queremos uma sociedade comprometida com os valores morais e cívicos, o caminho é esse. Como patriota, acho interessante este tipo de evento, para resgatar para as crianças e adolescentes, o sentimento de patriotismo, o amor à Pátria, principalmente neste momento conturbado em que assistimos vários episódios protagonizados pela inversão de valores”.