Itaberaba

Cursos profissionalizantes capacitam moradores de Itaberaba

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

O curso, que começou na manhã desta terça-feira (17), vai até o dia 6 de novembro com uma carga horária total de 120 horas/aula e encontros diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Unidade Móvelestá localizada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Alberto Casali.

A Unidade Móvel de Couro e Calçados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(SENAI) está em Itaberaba para a realização do curso de capacitação em Confecção de Bolsas em Couro e Material Sintético para os moradores do Empreendimento Vida Nova Itaberaba(Predinhos) e adjacências.

 

Voltado para o público beneficiário do programa Minha CasaMinha Vida (MCMV), dentro do Plano de Desenvolvimento Sócio Territorial do Governo Federal, o curso é uma realização da Prefeitura de Itaberaba, através do Núcleo de Projetos, em convênio com o SENAI e a Caixa Econômica Federal (CEF).

 

O curso, que começou na manhã desta terça-feira (17), vai até o dia 6 de novembro com uma carga horária total de 120 horas/aula e encontros diários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A Unidade Móvelestá localizada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Alberto Casali.

 

Segundo Arlete Pereira, assistente social do Programa, ainda restam 8 vagas disponíveis para os interessados, que devem ter a idade mínima de 18 anos e ser beneficiário do MCMV. “O objetivo do curso é capacitar este público para um mercado de trabalho que está, a cada dia, mais exigente e sofisticado”, disse ela.

 

Para Claudemir Félix, instrutor do SENAI/Feira de Santana, o curso é muito importante porque “ele busca agregar novos conhecimentos aos alunos, no que diz respeito à sua vida profissional, ampliando o seu horizonte de expectativas com a possibilidade real de trabalhar em qualquer indústria do ramo de calçados e bolsas”, observou o instrutor.

 

Para Luciene Dantas (47), moradora do Vida Nova Itaberaba, o curso é uma oportunidade que deve ser aproveitado por todos os que sonham em melhorar de vida. “Se você tiver vontade, interesse de verdade, você tem que aproveitar a oportunidade e correr atrás do seu sonho, além de aprender coisas novas, que é muito bom”, comentou a jovem senhora.

Outros cursos, mais oportunidades

Paralelo ao curso oferecido na Unidade Móvel do SENAI, também acontece, dentro do mesmo convênio, outros cursos profissionalizantes voltados para o mesmo público. É o caso do Curso de Doces Finos, ministrado no Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social(CMQPS).

 

Este, iniciado no último dia 9, tem a duração de 15 dias com uma carga horária de 40 horas/aula. Para a instrutora Dilma Ribeiro Lopes, “o curso tem o objetivo tanto de capacitar o futuro profissional para que empreenda o seu próprio negócio quanto para que este entre no mercado de trabalho”, observou ela.

 

Para além desses, outros 03 cursos devem acontecer até o mês de novembro, todos com certificação emitida pelo SENAI. São eles, curso de Preparação de Doces e Conservas, com carga horária de 60h/aula; curso de Aperfeiçoamento para Pintor de Obras (20h/aula); e curso de Auxiliar Administrativo, também com carga horária de 60h/aula.

 

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir aos locais onde estão sendo realizadas as aulas, portando um documento original com foto. Além disso, o mesmo deve ser beneficiário do MCMV e ter a idade mínima de 18 anos de idade.