Itaberaba

Curso qualifica gestores desportivos em Itaberaba

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (3), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XIII, às 19h.

Itaberaba sediará, de 3 a 5 de novembro, a 15ª etapa Curso de Qualificação de Gestores de Ligas de Futebol promovido pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), em parceria com o Governo do Estado e com o apoio da Prefeitura de Itaberaba.

 

Nesta etapa, participarão representantes de municípios da Chapada Diamantina e do Piemonte do Paraguaçu.

 

A abertura do evento acontece nesta sexta-feira (3), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus XIII, às 19h.

 

Já a qualificação será realizada no anfiteatro da Praça do CEU, localizada às margens da BA-046 (estrada de Iaçu), durante o dia de sábado (4) e domingo (5) pela manhã.

 

A cerimônia de abertura deverá contar com as ilustres presenças do prefeito Ricardo Mascarenhas, do presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, do diretor Geral da SUDESB, Elias Dourado, além do secretário Municipal de Desporto, Lazer e Turismo, Luiz Alberto do Bomfim.

 

Também devem se fazer presentes, o coordenador de Excelência Esportiva da SUDESB, Sinval Vieira, e o presidente da Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDP), Luiz Machado. Na oportunidade, será realizada uma palestra com o tema Teoria Geral da Administração – Políticas Setoriais do Esporte, Gestão do Futebol, ministrada pelo professor doutor Ney Santos (UFBA).

 

O evento, que acontece pela primeira vez em nossa cidade, é uma realização da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Turismo (SEDELTUR) e da Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (SUDESB), com o financiamento do Ministério do Esporte.

 

O Curso tem o objetivo instrumentalizar as entidades que atuam no futebol no Interior do estado com melhor estrutura gerencial, capacitando os profissionais a desenvolver ações administrativas, gestão de projetos, marketing esportivo e relações interpessoais compatíveis com o mercado do futebol amador e profissional da atualidade.

 

Com uma carga horária de 16 horas, o Curso apresenta um conteúdo programático abrangente que abordará temas relacionados com o universo esportivo, tais como:

 

Teoria Geral da Administração – Políticas setoriais do esporte, gestão do futebol e conjuntura mundialFormação de Equipes Gestão de Escolinhas de Futebol e Trabalhos com Fundamentos;

 

Direito Esportivo – Lei do Passe, Estatuto do Torcedor, direito federativo e de imagem;

 

Elaboração e Gestão de Projetos – Elementos de um projeto e oficina de elaboração de projetos esportivos;

 

Marketing Esportivo – Cases Relatos de vivências e projetos de sucesso;

 

Relações Interpessoais e Ética – Relacionamento entre dirigentes, atletas, público, arbitragem, empresários, imprensa e ética.

Veja também