Crise alérgica: Segunda-feira de manhã é o pior período

Crise alérgica: Segunda-feira de manhã é o pior período

A alergia nada mais é que uma resposta do sistema imunológico a uma substância estranha no organismo. Esse simples quadro, porém, costuma gerar muito incômodo a boa parcela da população.

Ácaros e fungos (bolor/mofo) encabeçam a lista das causas mais comuns para reações alérgicas e estão ligados a cerca de 90% dos casos de alergia respiratória no Brasil. Eles surgem em ambientes úmidos e se fazem presentes em tapetes, sofás, colchões, entre outros locais da casa.

dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

O ar-condicionado é um dos locais onde fungos e bactérias gostam de se alocar. Sendo assim, em escolas ou locais de trabalho, esses micro-organismos ficam alojados durante todo o fim de semana no aparelho desligado e saem na segunda-feira, quando o ar é ligado novamente. Por este motivo, a segunda-feira se torna o dia mais temido pelos alérgicos.

Principais tipos de alergias

Entre os tipos de alergias mais comuns, se destacam a respiratória, a de pele e a alimentar. Na respiratória, é comum o alérgico apresentar coceira nos olhos, garganta e nariz. A rinite alérgica provoca espirros e secreção nasal constante, enquanto a asma causa falta de ar e respiração ofegante com chiado.

As alergias de pele aparecem junto com quadros de coceira e inflamação da pele. Quem sofre com esse tipo de problema deve usar apenas produtos indicados para alérgicos.

A alergia alimentar vem acompanhada de sintomas como coceira, vermelhidão e até crise respiratória. Pessoas alérgicas a alguns tipos de alimento, como camarão, podem chegar a sofrer choque anafilático quando consomem o alimento.

Evite em casatrabalho

Para manter o ambiente de casatrabalho em boas condições para os alérgicos, uma série de medidas podem ser tomadas. Entre elas:

– Tenha um esterilizador de ar,

– Limpe o filtro do ar-condicionado e as pás do ventilador mensalmente.

– Utilize pano úmido para limpar a casa e os aparelhos tecnológicos que utiliza no trabalho.

– Não tenha cortina, tapetes e bichos de pelúcia nos quartos.

– Dê preferência para roupas de algodão.

– Mantenha todos os ambientes limpos e arejados.

– Troque a roupa de cama semanalmente.

namorados-escova-de-dentes-itaberaba

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.