Itaberaba

Combate ao Aedes Aegypti é intensificado após confirmação de caso de febre amarela

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Com a confirmação do caso de febre amarela de um turista que passava por Itaberaba, município da Chapada Diamantina, esta semana, foram intensificadas ações de combate ao mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, e vacinação da população. A Secretaria Municipal de Saúde do governo ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), mudou a estratégia e agora as ações terão abrangência em todo o município. Na manhã dessa sexta feira (12), todos os postos de saúde começaram a ministrar a vacina contra a febre amarela.

Quem tem entre 9 meses a 59 anos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, com RG, o cartão do SUS e o cartão de vacina. A Base Operacional de Saúde (BOS) no Barro Vermelho, a Escola Paroquial e a Secretaria de Saúde na feira nova também funcionarão como postos de vacina. Quem já tomou a vacina pode ficar tranquilo, pois já está imunizado, não é necessária uma nova dose. “Receberemos todas as doses de vacinas do Estado, e queremos em 15 dias vacinar as 40 mil pessoas restantes dentro do público alvo”, afirmou o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues.

foto2

Secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues, em entrevista para rádios locais | FOTO: Divulgação/Ascom |

Todas as unidades de saúde estão aptas para administrar a vacina, com exceção apenas da unidade de emergência (UPA 24hs) e o Hospital Municipal HGI. Na zona rural, o Expresso Saúde continua com o cronograma, nessa sexta (12), estará na Vazante. “Além dos postos de saúde, a BOS também vai ofertar a vacina. Já estamos com um carro fumacê circulando, e logo chegam mais dois, para alcançar todo o município. A Escola Municipal Paroquial continua como sala de vacinação e a Secretaria de Saúde também vai ofertar a vacina em frente à feira nova”, disse o secretário.

Segundo suas informações, foi criado um grupo composto por vários segmentos do governo municipal, estadual e controle social para monitorar e desenvolver as estratégias diariamente. “O primeiro dia de vacinação foi intenso, 1.140 doses foram ministradas só na Escola Paroquial”, disse o coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, Van Macedo. Ele tranquilizou a população afirmando que o Governo do Estado, através do Núcleo Regional de Saúde garantiu que as vacinas estão asseguradas.