Saúde

Com estoque crítico, Hemoba faz campanha de doação de sangue

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Na semana em que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a instituição está com o estoque crítico de quatro dos oito tipos sanguíneos (A-, AB-, O- e O+). Além disso, o Hemoba também está em alerta para o tipo B negativo. Apenas o banco de A, B e AB positivo estão estáveis, conforme balanço divulgado no site da entidade nesta terça-feira, 22.

Diante desse cenário, o Hemoba aproveita o período para promover a campanha “Desafio no Sangue”, com o intuito de promover a doação regular de sangue. Conforme estatísticas da instituição, apenas 1,4% dos baianos buscam o Hemoba com frequência. Esse percentual está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O ideal seria que entre 3% e 5% da população doasse de forma regular.

É o que faz José Conceição Fabiano, que compareceu nesta manhã para doar mais uma vez. “Acho válido doar. A população deveria ajudar mais”, explicou.

Para facilitar a doação, unidades móveis vão atender a população entre esta terça, 22, e quinta, 25, no Salvador Shopping, das 8h às 17h. A sede do Hemoba, na avenida Vasco da Gama, também vai funcionar em horário estendido no sábado, das 7h30 às 18h30.

Critérios

Doadores devem ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Também é importante estar bem alimentado e apresentar documento oficial com foto.