dentista-aparelho-implante-canal-dente-clinica-ortodontia-itaberaba-noticias-gardel-costa

Siga ITABERABA nas redes sociais


 
Saúde

Cientistas apontam alimento que controla a compulsão alimentar

Você também sofre com aquela vontade incontrolável, que aparece sem aviso, de enfiar o pé na jaca e devorar uma refeição trash vez ou outra? Bem-vinda ao clube! Mas isso não é motivo para desanimar e jogar a dieta para o alto. Afinal, a ciência – sempre ao nosso lado – acaba de encontrar uma nova aliada ao combate dos ataques de fome: as nozes.

Endocrinologistas do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos, acompanharam 10 participantes durante duas sessões de cinco dias. Na primeira, metade dos voluntários recebeu um smoothie batido com nozes. Enquanto isso, o outro grupo saboreou uma versão sem a oleaginosa. Na segunda sessão, o cardápio foi invertido.

Acabada a hora das bebidinhas, todos passaram por uma ressonância magnética em uma próxima fase do experimento. Os pesquisadores analisaram quais áreas do cérebro ativaram-se, enquanto os indivíduos eram expostos a fotos de opções pra lá de apetitosas, como hambúrgueres e sobremesas.

O resultado do estudo, publicado no periódico científico Diabetes, Obesity and Metabolism, revelou que as pessoas que receberam o smoothie batido com nozes mostraram uma atividade maior na região do cérebro que controla o impulso e a apetite.

Com isso, concluíram que o ingrediente, ao ser capaz de reduzir a vontade de atacar itens calóricos, acaba por favorecer a escolha de opções saudáveis, já que o nosso controle mental fica mais aguçado.

Se você quer colocar a dica em prática, mas não é tão fã de smoothies, adicione entre 5 e 7 unidades de nozes a saladas ou consuma-as como lanche entre as refeições.

Veja também