Saúde

Boot camp: o treino de inspiração militar que detona calorias

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

As prisões americanas não inspiraram apenas um dos nossos seriados favoritos – saudade, Orange Is the New Black. A novidade fitness mais power do momento também tem origem nas cadeias, onde um treinamento de alta intensidade em que se usam pneus, barras e tiros de corrida foi criado para melhorar a aptidão física dos detentos e ensiná- los foco e disciplina.

Em pouco tempo, o estilo militar (você sempre é incentivada a ir até seu limite) virou febre também entre os soldados e logo se espalhou por academias e parques sob o nome de boot camp. A maior atração desse exército? O resultado rápido que promove no corpo graças às sessões de estímulos aeróbicos intercalados com exercícios de força. Venha para o nosso pelotão e desvende a estratégia de guerra para conquistar pernas definidas e uma barriga seca.

Precisão de atirador de elite

O tradicional modelo de combate às gordurinhas está ultrapassado. Ninguém mais tem espaço na agenda para ficar uma hora em cima da esteira e, depois, dedicar mais um tempão à musculação. O ataque deve ser rápido e certeiro. Por isso, a estratégia mais eficiente é unir um treino aeróbico a um de força e atingir os dois objetivos (definir e emagrecer) de uma única vez. Focando nisso, uma rede de estúdios nos Estados Unidos, a Barry’s Bootcamp, se especializou nesse tipo de atividade e virou sensação entre o público fitness, inclusive alistando famosos como a socialite americana Kim Kardashian e a cantora pop Ellie Goulding.

“Ao intercalar tiros de corrida e movimentos funcionais utilizando halteres e steps, você consegue acelerar o metabolismo e, ao mesmo tempo, trabalhar a resistência dos músculos. Dá para detonar até 700 calorias em uma hora”, explica Luiz Carnevali Junior, consultor técnico da academia Bio Ritmo, em São Paulo, primeira a lançar a modalidade indoor no Brasil, com o nome de Race Bootcamp. Como os sprints na esteira jogam o batimento cardíaco lá para o alto – a ideia é atingir sua velocidade máxima –, o treino mantém uma boa queima de calorias, mesmo após cada sessão.

Esse efeito acaba sendo intensificado pelos exercícios funcionais, que recrutam várias regiões (braços, pernas, abdômen…) simultaneamente e, assim, obrigam o corpo a gastar energia para se recuperar do desgaste, mesmo quando em repouso. “Aos poucos, seu metabolismo basal vai aumentando naturalmente. A diferença no espelho pode ser percebida em 45 dias”, afirma Luiz.

Missão dada, missão cumprida

Não é porque uma batalha foi ganha (yes, menos 2 quilos!) que a guerra está vencida. Para seguir avançando, você tem que se superar a cada treino. Quando estiver fácil correr a 10 km/h, por exemplo, é hora de se arriscar para manter o estímulo do organismo. O chefe do pelotão – no caso, o professor – cria várias estratégias com diferentes opções de velocidade e pesos (cada aluno escolhe seu armamento).

Ou seja, mesmo quem for novato nesse exército pode progredir tranquilamente. “O maior objetivo do boot camp é motivar as pessoas a ir sempre mais longe. Apesar de a superação ser individual, o treino acontece em grupo, o que dá um incentivo extra para que ninguém desista”, diz o ex-instrutor militar do Exército britânico e professor da modalidade Andrew Mashall, que conversou com BOA FORMA. Ainda bem que, pelo menos no modelo fitness, o caráter punitivo não tem vez. Pelo contrário: o clima é de animação e determinação para qualquer perfil.

“Às vezes, até solto uns gritos de encorajamento, mas de uma maneira leve e despojada”, diz o triatleta Tarso Gonçalves Soares, criador do BootCamp Brasil, um treinamento outdoor em Balneário Camboriú (SC). Na areia da praia, ele cria sequências dinâmicas – com exercícios-surpresa – utilizando kettlebell, bolas medicinais, halteres, TRX e movimentos de calistenia (com o peso do próprio corpo). Ufa! Não tem gordurinha inimiga que resista a esse combo matador.

Quartel vermelho

Para que os alunos entrem no clima, a rede de academia Bio Ritmo criou um espaço todo especial para o Race Bootcamp. Uma sala escura sem janelas, com luz vermelha e temperatura elevada dá a sensação de que você está numa missão superurgente: detonar o máximo de calorias em uma hora. A trilha sonora emplaca músicas que acompanham os intervalos de alta e baixa intensidade e dão um gás a mais para que cada um explore seu próprio limite (sem ultrapassá-lo, é claro). A velocidade dos tiros varia, assim como a inclinação da esteira. E, na lista de exercícios funcionais, estão burpees, abdominais, desenvolvimento com halter e agachamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.