Itaberaba

Biblioteca Pública de Itaberaba é uma boa opção para ampliar hábito da leitura

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Com um acervo de aproximadamente 10 mil exemplares, a Biblioteca Pública Municipal de Itaberaba (Biblioteca Pública) está de portas abertas para quem está buscando ampliar seus conhecimentos, inclusive realizando empréstimos de livros. O equipamento público leva o nome do escritor e poeta Antônio Dias Andrade (Adenard), autor, dentre outras obras, do Hino a Nossa Senhora do Rosário (em parceria com o mestre Rosalino Celestino de Jesus).

Fundada originalmente há 52 anos (1966), a Biblioteca Pública Adenard de Itaberaba só veio a ser regulamentada oito anos depois com a edição da Lei Municipal nº 402 de fevereiro de 1974. Registrada no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), funciona, atualmente, no Largo da Palmeira S/N, com o atendimento ao público sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, também pelo telefone: 75 3251 7724.

Para se tornar “sócio” da biblioteca os interessados devem se dirigir até ela (nos dias e horários acima indicados), de posse da cópia e original de um documento oficial com foto, além do número do CPF, do comprovante de residência atualizado e de uma foto 3X4, também atualizada. Com parte do acervo já totalmente informatizada, a ideia é criar um cadastro de leitores da biblioteca.

“Por uma questão de segurança, a gente pede que as pessoas tragam os seus documentos pessoais para entrar em nosso cadastro de leitores e poder realizar empréstimos na Biblioteca. No caso dos menores, é importante a presença de um dos pais ou responsável para efetivar o cadastro que, em breve, dará direito a uma carteirinha de usuário da Biblioteca”, explicou o gerente de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Danilo Reis.

Segundo ele, “nos últimos dois anos, a biblioteca tem ganhado o protagonismo cultural que merece, o que inclui a capacitação dos profissionais, a ampliação do acervo e do acesso às obras, com 12 horas de atendimento diário, além da opção de empréstimo, que também é uma novidade. O nosso horário foi pensado para possibilitar horários alternativos aos usuários”, completou o gerente.

Além do empréstimo das obras de seu acervo, a Biblioteca Pública Adenard de Itaberaba realiza diversas outras ações mobilização social que incluem as ‘visitas guiadas à biblioteca’ — em que alunos de Escolas e Cursos do município visitam a Unidade para conhecer o seu funcionamento, as Oficinas e o projeto Café com Poesia, ambos com foco na leitura de poemas e histórias, além de integrar a Rede Municipal que participa da edição 2017/2020 do Selo Unicef.