Saúde

Água: saiba quanto (e por que) você deve beber todo dia

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

Apesar das controvérsias sobre a quantidade de água que devemos beber por dia, a Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos recomenda a ingestão diária de 3,7 litros de água para os homens, o equivalente a 15,6 copos, e 2,7 litros para as mulheres, ou 11,4 copos.

Alguns dos benefícios do líquido são manter a temperatura do corpo e a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea, mas existem muitos outros.

Controle do peso

Manter-se hidratado pode ajudar a controlar o consumo calórico, contribuindo não só para a manutenção do peso, como para evitar o ganho, segundo informações da rede americana CNN. Isso acontece porque, muitas vezes, a desidratação é confundida com fome, o que nos faz comer mais do que precisamos.

Além disso, a hidratação permite uma boa digestão e lubrificação e amortecimento das articulações, sendo uma ótima aliada durante o exercício. Por outro lado, a desidratação causa cansaço e desmotivação.

Concentração

Ao ingerir a quantidade mínima diária recomendada, a água pode ajudar a melhorar o humor, a concentração e a memória de curto prazo. Por outro lado, a desidratação contribui para o aumento da ansiedade e do stress, assim como as dores de cabeça.

Desidratação

Como saber se estou desidratado? Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, existem duas formas: a sensação de sede e a cor da urina. Caso a cor de sua urina apresente tons escuros, é sinal de que está na hora de repor os líquidos.

A desidratação também contribui para o desenvolvimento de problemas de saúde, como prisão de ventre, infecções urinárias e pedras nos rins, devido ao excesso de sais e minerais que aumentam a cristalização da urina e torna o ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

Dicas

Para não esquecer de beber água, carregue sempre uma garrafa com você. Ao escolher a bebida em restaurantes, prefira água em vez de refrigerantes e sucos industrializados.Mesmo depois de lanches curtos, o ideal é sempre beber um pouco de água além de comer mais frutas e vegetais, como aipo, maçã, melancia, cenoura e brócolis, que contêm grandes quantidades de água.