Itaberaba

Agricultura Familiar é destaque na ExpoVale que acontece em Itaberaba

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

As ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) voltadas à organização e o fortalecimento da Agricultura familiar em Itaberaba e no Território do Piemonte do Paraguaçu, pode ser constatada na II Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), que acontece até esta segunda-feira (26), data em que o município celebra 141 anos de emancipação.

Durante o evento, que na abertura, no sábado (24), teve a presença do vice-governador e secretário estadual do Planejamento (Seplan), João Leão, está sendo realizada a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, reunindo expositores de todo o Território do Piemonte do Paraguaçu e agricultores familiares de 18 municípios, entre eles, Wagner e Utinga, que, além dos Indígenas Payayá, são representados expressivamente pelo Movimento Sem Terra.

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), do município de Iaçu, também participa da feira, no Parque de Exposições Luiz Bezerra, apresentando e comercializando a produção de frutas desidratadas como abacaxi, mamão e melão.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, também presente no evento, “é muito importante ver uma exposição e feira da agricultura familiar, no seu segundo ano, crescer de uma forma tão exuberante, com o esforço da prefeitura, por meio da sua Secretaria de Agricultura”.

Em parceria com o Governo do Estado,o órgão municipal vem promovendo a organização e o fortalecimento da agricultura familiar no município e no território.”É uma alegria observar a grandeza da agricultura familiar na participação dessas exposições agropecuárias, com o tamanho e a qualidade, divulgando, comercializando e gerando renda”, disse Rodrigues.

Com um público diário de cerca de cinco mil pessoas, a ExpoVale é organizada pela Prefeitura de Itaberaba, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rural. Segundo Rodrigues, é destaque no evento o número de estandes nessa edição, que triplicou, aumentando a quantidade de animais em exposição, inclusive abrangendo outros estados. Ele observou também o número de negócios realizados e a diversidade de atrações, em especial, a área reservada para a exposição de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

Setaf em ação

Os visitantes da ExpoVle também contam com um espaço do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setf) Piemonte do Paraguaçu, unidade da SDR, onde técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), apresentam e esclarecem dúvidas sobre ações do Governo do Estado em execução.

Entre as ações, os editais do Bahia Produtiva, lançados no mês de fevereiro e com inscrições abertas, e do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além de mutirão para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A SDR também apoiou a presença de caravanas de agricultores familiares de outros municípios, com o objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências entre os participantes.