Itaberaba

Acontece em Itaberaba, a 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A ODONTOLÓGICA é a principal Clínica da Chapada Diamantina. Atende as regiões de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim, Ruy Barbosa, Itaetê, Marcionílio Souza, Wagner, Utinga, Lençóis, Andaraí, Nova Redenção, Lajedinho, Ibiquera. Realiza atendimentos com especialistas em odontologia nas áreas de ortodontia, implantes, cirurgia, endodontia (tratamento de canal), odontopediatria, restaurações, periodontia, laserterapia, estética. Procedimentos Realizados: Restaurações, Estética, Periodontia, Tratamento de canal, Ortodontia, Aparelho ortodôntico, Extrações, Profilaxia, Remoção de tártaro, Implante, Enxerto ósseo, Levantamento de seio maxilar, Implantes Carga Imediata. Dr. Gardel Costa é Doutorando, Mestre e Especialista em Implantes, Especialista em Ortodontia, pós-graduado pela New York University.

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza, entre os dias 21 e 28 de agosto, a 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Neste período, diversas ações estão programadas para mobilizar a todos sobre necessidade de se promover a inclusão, combatendo o preconceito e a discriminação, com o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”.

O evento deste ano integra as ações estratégicas do município para o Selo Unicef (2017/2020) e vai contar, ainda, com palestras, debates, mobilizações interdisciplinares nas escolas, no CEAPE e no CER II, jogos no Ginásio de Esportes, Tribuna Livre na Câmara Municipal e a realização de um dia de Ação Global envolvendo a oferta de serviços de saúde e de apoio social, além de atividades culturais com música, dança e muito mais. O Dia D nas Escolas vai acontecer na segunda-feira (26).

Confira a seguir a Programação Oficial da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de Itaberaba que tem a finalidade de reafirmar — no contexto da política de inclusão e combate ao preconceito — a importância da participação da família, em todos os processos da vida dos seus filhos deficientes, seja nas questões educacionais, de desenvolvimento social, de habilitação e reabilitação.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 — TERÇA-FEIRA

Sensibilização para Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual com apresentação da Programação — em programas de rádio local, além da divulgação de CARDS nas redes Sociais, durante todo o dia.

DIA 21 — QUARTA-FEIRA

ABERTURA DA SEMANA — 8h30 às 11h — Zumbi dos Palmares

Palestra: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”

Palestrantes: Marli Mangueira e Ediclei Santos

Atrações Culturais:Momento Musical (Viviane Muniz); Apresentações de poesia, dança solo (Michael Jacson), além de apresentação Literária e exposição de arte.

Atividade Interna para Público do CEAPE — 15h às 17h — CEAPE

I Vernissage da Exposição “ROTA DO OLHAR: Incluir com Arte”

Curadoria: Marinalva Mascarenhas

DIA 22 — QUINTA-FEIRA

Exposição Aberta ao Público — 8h30 às 11h e das 13h às 16h — CEAPE

“ROTA DO OLHAR Incluir com Arte”

Curadoria: Marinalva Mascarenhas

DIA 23 — SEXTA-FEIRA

Dia D do Esporte Inclusivo — 8h às 11h e das 14h às 16h30

O Ginásio de Esporte vai receber os alunos com deficiência das Salas de Recursos Multifuncionais, alunos do CEAPE e pacientes do CER II para oficinas e atividades esportivas que acontecerão durante o dia.

Exposição Aberta ao Público — 8h30 às 11h e das 13h às 16h — CEAPE

“ROTA DO OLHAR Incluir com Arte”

Curadoria: Marinalva Mascarenhas

DIA 26 — SEGUNDA-FEIRA

Dia D nas escolas — Manhã e Tarde — Escolas da Rede Municipal

Programação organizada pelos professores do Atendimento Educacional Especializada (AEE) e coordenadores pedagógicos nas escolas que tem salas de recursos.

Nas escolas que não tem AEE, a programação será feita pela direção e coordenação pedagógica em parceria com profissionais do CEAPE, CRAS, CER II, NUCA.

Exposição — Período — Salão Nobre da Câmara de Vereadores

“ROTA DO OLHAR – incluir com arte” (Aberto a todo Público).

DIA 27 — TERÇA-FEIRA

TRIBUNA LIVRE — 20H — CÂMARA MUNICIPAL

Tribuna livre na Câmara Municipal tratando da política de inclusão no Município de Itaberaba. A palavra estará com um representante das famílias atendidas no município.

Coordenadores das secretarias municipais de Ação Social e Cidadania (Seas), Educação (Seduc) e Saúde (Sesau) fazendo apresentação dos serviços e ações.

DIA 28 — QUARTA-FEIRA

Encerramento da 3ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:Dia D da Saúde e do Cuidado Especial.

Serão ofertados os Serviços de Saúde: aferição de pressão arterial; orientação nutricional; exames de glicemia; atendimento odontológico e vacinação.

Serão oferecidos, também, Serviços de Apoio Social: Atendimento Social para o Benefício de Prestação Continuada (BPC); Atualização do Cadastro Único (CadÚnico); Cortes de cabelo e escova; Atividades recreativas de corpo e movimento.